Como é que o Conteúdo Visual pode impulsionar os esforços tradicionais das RP?

Aplicar o conteúdo não é so dirigi-lo para a melhor audiência. Manter um envolvimento direto com o público é o primeiro passo na construção de reputação recorrendo aos meios modernos de comunicação, assumindo uma comunicação nos dois sentidos, uma vez que os media continuam a evoluir sob formas que apoiam um diálogo sustentado – o que faz com a comunicação num só sentido perca o seu “encanto”.

Porque é tão importante afinal a criação de conteúdo visual?

A questão levantada passa por entender se os leitores têm alguma espécie de aversão à leitura ou se existe algo mais para além de uma atração por imagens, tendo sido tidas como conclusões as seguintes ideias:

– Os nossos cérebros foram feitos para o conteúdo visual: processamos mais rápido imagens do que texto e, como tal, as imagens provocam mais reações e sentidos do que qualquer outra forma de chegar até um público.

– O que é visual aumenta o entendimento: podemos ler sobre como fazer algo ou operar algum dispositivo; se tivermos imagens ou vídeos a acompanhar, compreendemo-los mais fácil e rapidamente.

– As imagens inspiram a partilha: se pensarmos em quantas vezes já vimos um artigo de texto tornar-se viral – comparativamente a fotos de gatinhos bebés, o Ice Bucket Challenge – não existe qualquer comparação em termos de alcance. Os números dizem-nos que os artigos com apenas uma simples imagem foram partilhados o dobro do número de vezes relativamente a artigos sem qualquer imagem.

O trabalho da Verizon “A better netkwork as explained by a door” prova-nos como os recursos vitais são efetivamente vitais na comunicação.

A cena abre com um uma multidão que corre para aceder à sua rede de telecomunicações através de uma porta metafórica. Como nem todos cabem de uma só vez, as personagens começam a acumular-se, congestionando a porta. Este anúncio simboliza uma falha que ocorre devido ao excesso de tráfico, que se resolve quando a porta finalmente se alarga, representando a confiabilidade da rede da Verizon.

Veja o vídeo AQUI.

Agora, releia o parágrafo anterior.

Quando vemos as pessoas a treparem a porta, percebe-se melhor a sensação de exigência que as personagens estão a ter perante a falha da rede. O impacto visual é gigante, e ainda maior quando comparado com o parágrafo lido antes de se ter acesso ao vídeo. O vídeo permite visualizar o stress sentido, o que permite uma comunhão entre os visualizadores e as personagens do vídeo, que não conseguem atravessar a porta. Esta é, provavelmente, uma emoção que já todos sentimos quando não conseguimos alcançar aquilo que desejamos.

O conteúdo visual são essenciais para qualquer tipo de comunicação, quer sejam cenas, vídeos, slides, etc. Ao adicionarmos imagens como suplemento, partilharmos vídeos ou incluí-los nos Comunicados de Imprensa, estamos a captar a atenção de todos.~

Como a nossa atenção enquanto espetador está a diminuir, a nossa forma de consumir e digerir a informação muda consequentemente. Para muitos departamentos de Comunicação, este tipo de comunicação significa muito mais do que apenas imagens – significam uma abordagem integrada que gera resultados favoráveis que, por sua vez, se alinham com os objetivos de negócios dos seus clientes.

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De facto, os factos falam por si. Quando falamos em números de retweets, verificamos que tweets com fotos têm um aumento de 35% no número de retweets comparativamente ao número que iriam obter caso não tivesse a foto.

 

Veja agora este Infográfico.

A sua análise permitiu concluir que:

– Os utilizadores de social media são 40% mais tendenciosos a partilhar conteúdo visual do que outros tipos de conteúdo;

–  É 50 vezes mais fácil de conseguir ter um vídeo na primeira página do Google do que qualquer outro tipo de conteúdo;

– Os infográficos podem aumentar em 12% o tráfico de um website;

– O conteúdo visual permite aumentar em 94% o número total de visualizações;

– As pessoas lêm, em média, apenas 20% do texto existente numa página web;

– 40% das pessoas respondem mais positivamente a informação visual do que a um simples texto;

– 75% dos indivíduos que ocupam cargos executivos vêm vídeos relacionados com o trabalho pelo menos uma vez por semana.

Perante toda a informação apresentada anteriormente, pode afirmar-se com certeza que o conteúdo visual aumenta, em larga escala, o número de pessoas que alcança: quer seja em números de retweets, à quantidade de atenção dada, ao próprio interesse pelo conteúdo, etc. Este tipo de comunicação, tendo em conta a era digital que atravessamos, torna-se essencial para o crescimento sustentável de uma organização, marca ou empresa. Ao atingirmos as pessoas da forma que elas mesmas querem ser atingidas, criamos uma relação de proximidade e confiança com as mesmas – sendo que é deste modo que se cria também uma espécie de fidelização entre a marca/organização/empresa e os visualizadores do seu conteúdo.

 

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